PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda


Olá amadas(os)!! Depois de mais um "sumiço", hoje tirei um tempinho (que por sinal está bem escasso) pra pagar uma dívida com algumas amigas... Tinha prometido fazer um PAP deste porta-pratos, que pode também ser feito para usar como frasqueira, mas a correria anda tanta que não tinha tido tempo de fazer, mas como recebi uma encomenda dele, aproveitei pra fazer de uma vez! Tenho que dizer que esqueci de tirar as fotos no comecinho, acabei percebendo já tinha montado a frente dele com o aplique e a alça, e também já estava costurando a lateral com o zíper, então dei uma improvisada, mas acho que vai dar pra entender... Se ficarem com alguma dúvida, é só perguntar, ok??

O post ficou beeeem longo, então vou colocar as fotos um pouco menores, mas é só clicar nelas pra aumentarem e poder ver melhor os detalhes tá?

Bom, primeiro vou contar a história desse porta-pratos. Minha irmã Rosane me pediu pra fazer um pra ela, e eu nem fazia ideia de como era! Sério, agora fico pensando em que mundo eu andava, porque todo mundo parece conhecer muito bem esse apetrecho, menos eu!! kkkk... Enfim, acabei descobrindo o que era, mas na hora de achar um tutorial... Cadê?? Não achei UM dito cujo!! Aí, meti a cara nos paninhos (rsrsrs) a acabou saindo o primeiro teste, que foi esse aqui: 

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
Mas aí achei que as alças não tinham ficado muito legais, mas de resto até que fiquei bem contente com o resultado!
Então já parti pro definitivo, que seria o da minha irmã, e ficou assim:


PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
Fiz com aplicação em patchapliquê e fiz um saquinho pra poder colocar os talheres!
Ficou bem gracinha né?
E as alças assim realmente ficaram bem melhores do que do outro jeito e também mais prático para carregar.

Agora, que já contei de onde surgiu o bichinho, vamos ao que interessa né?? 
Respirem fundo e não pirem!! hahaha...


PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda

Bom, primeiro de tudo: as medidas vão depender do tamanho dos pratos que vão ser usados, então vou usar as medidas do que eu fiz como referência, mas lembrem-se que precisam ser adaptadas de acordo com cada tipo de prato, ok?

Material:
- tecido externo
- tecido para forro
- manta resinada
- zíper
- viés

*Não sei a medida exata de tecido que usei, mas comprei 60 cm do tecido de fora e sobrou um pedaço de mais ou menos 30 x 60 cm. O forro usa um pouco menos ainda e manta também.

Pra poder calcular as medidas, você precisa saber:

- o diâmetro do prato
- a altura deles empilhados (depende de para quantos pratos será, empilhar todos e medir a altura)
- a circunferência deles

As medidas que minha cliente me passou foram: 24 cm de diâmetro e 8 cm de altura. A circunferência a gente calcula com uma fórmula bem fácil: 

c = 2 π r

c = circunferência

π = 3,14

r = raio (diâmetro/2)

No meu caso, a circunferência ficou em 75 cm aproximadamente.

O ideal é fazer a capa com um centímetro de sobra tanto na lateral como na altura. O medida final ficou 25 cm (diâmetro) x 9 cm (altura)


 
Copiar a medida da circunferência dos pratos no molde (ou direto no tecido se preferir) deixando em torno de 2 cm de sobra para costura e cortar. 
Precisa cortar 2 X no tecido, 2 X no forro e 2 X na manta (uso a resinada porque fica bem mais firme e mais fácil de costurar).
O que eu usei ficou com diâmetro de 28 cm e no final a capa ficou com 25.

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda


Cortar e costurar as alças:

- 2 tiras de 12 cm x 40 cm (ou 1 só de 12 cm x 80 cm e depois de costurada cortar ao meio)

Para fazer a alça deve vincar a tira com o ferro dobrando ao meio para marcar. Em seguida dobrar cada uma das metades usando a marca do meio como guia, dobrando-as de forma que se encontrem no meio, conforme a quarta imagem na foto e usando também o ferro. Depois, dobrar novamente ao meio terminar de vincar, prender com alfinetes caso preferir, e passar uma costura reta no lado da abertura primeiro e depois no outro lado. Vai ficar como na última imagem da foto abaixo.


PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
Para fazer a lateral com o zíper, precisamos da medida da circunferência. Procure usar um zíper grande, de preferência que tenha uns 70 a 90% do tamanho da circunferência, para facilitar a abertura depois. Se o zíper for muito menor que isso, fica difícil guardar os pratos. 
Nessa parte, para facilitar o entendimento vou usar as medidas da que eu fiz novamente:

Circunferência de 75 cm por 8 cm de altura:
- Zíper com 55 cm
- 2 tiras de tecido, 2 de manta e 2 de forro com 6 cm X 59 cm cada (para unir com o zíper) 
- 1 tira de tecido, 1 de manta e 1 de forro com 12 cm X 24 cm cada(para fazer o fundo, inteiro, sem o zíper)

*** Notem que se somar o comprimento das tiras (59 + 24) vai ficar com 83 cm, sobram 8 cm, isso porque considero 2 cm de sobra em cada lado de cada tira, por causa da sobra para costura e também daquela sobra que falei antes de 1 cm aprox. na capa pronta.


Para pregar o zíper (foto abaixo), fixar primeiro a manta em cada pedaço de tecido externo com o ferro. Colocar a tira de tecido com a manta voltada para baixo e a estampa para cima. Colocar o zíper com a frente dele virado para o tecido, posicionando-o bem na beirada superior e deixando a sobra de tecido na ponta da tira (não colocar o topo do zíper com o topo do tecido, deixar a sobra).  
Por cima do zíper, colocar o tecido de forro, com a estampa virada para o lado de baixo (virado para o zíper). Prender com alfinetes e passar uma costura reta na beirada. (Essa parte que eu não tinha tirado fotos então fiz com um zíper e tecidos menores, só para exemplificar). Eu gosto muito de usar o calçador para zíper, acho que facilita muito a costura, mas pode ser usado o pezinho normal. A medida que eu deixo de beirada de tecido nas costuras normalmente é o tamanho da lateral do pezinho mesmo.

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
 Depois de passar a costura, desvirar tanto o forro (imagem 1 da foto abaixo), como o tecido. E vincar com o ferro para assentar. Prender com alfinetes ou se preferir, já passar uma costura reta rente à beirada do tecido.
PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda

Para colocar o outro lado, é basicamente a mesma coisa, colocar o tecido já com a manta aplicada, com a estampa para cima e colocar o zíper de frente para o tecido e por cima o tecido de forro, com a estampa voltada para o zíper. Prender com os alfinetes, costurar, desvirar e vincar. Passar a costura reta conforme a última imagem da foto:
PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
Depois da tira com o zíper pronta, é hora de uni-la ao fundo. 
Colocar o tecido de forro do fundo com a estampa voltada para baixo, e por cima o tecido externo, já com a manta colada e com a estampa virada para cima. 
Costurar primeiro uma das laterais com a tira do zíper. Colocando direito do tecido externo do fundo, com o direito do tecido externo da tira do zíper. Conferir a medida (se possível colocar em volta do prato que será usado para medir, ou outro com medida parecida), lembrando de deixar uma folga em volta do prato. Marque onde deve ser unido as outras 2 laterais que sobraram, e costure, formando o círculo. Se sobrar tiver muita sobra após costurado, corte o excesso. Aplique o viés sobre a união das tiras para dar acabamento:

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
Para fazer a faixa que vai ser aplicada por cima das alças, para reforçar, serão 2 tiras de  aprox. 29 cm x 12 cm.
Para fazer é basicamente igual às alças, só que no final não dobra ao meio e costura, só vira as 2 laterais para o dentro, vinca e a costura dela aberta vai ser direto no tecido e sobre as alças, conforme a foto abaixo:

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
 Para prender as alças, posicione-as e prenda com alfinete. Costure a beirada inferior com costura reta. Coloque a faixa por cima, de forma que esconda a costura que foi feita na alça, alfinete e passe costura reta nas beiradas, em cima e embaixo. Cuide para que fiquem na mesma altura, na parte da frente e de trás. Cortar as sobras da faixa, acompanhando a circunferência. Caso for colocar alguma aplicação na parte frontal, este é o momento, antes de unir com o forro. Notem que eu usei um tecido diferente na parte de baixo da faixa e fiz a aplicação por cima de tudo.


PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda

Se for usar a aplicação, unir com a manta antes de costurá-la.
Detalhes da aplicação:
PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
6º 
Para montar, o ideal é primeiro unir o forro com a parte externa (da frente e de trás) já com a manta colada e passar uma costurinha zig-zag em toda a volta. Facilita muito na hora de unir com a lateral. Para isso coloque o forro com a estampa voltada para baixo, e a outra parte com a estampa voltada para cima, alfinete e costure zig-zag.
E agora, vem a parte mais difícil!! Pelo menos eu acho! Juntar as partes redondas com a lateral.
Muita calma nessa hora!
Primeiro, se certifique que o fundo da lateral (parte sem o zíper) será unida com a parte de baixo das faces!! Não prestei atenção nisso e quando terminei de costurar a primeira face percebi que a abertura tinha ficado para baixo, aí já viu né?? Desmanchar e fazer tudo de novo!)...
Vai unindo as beiradas e prendendo com alfinete em toda a volta, na imagem acabei invertendo as fotos 3 e 4 tá? A 4 mostra eu prendendo os alfinetes e a 3 depois de todos presos. Com cuidado também para não se machucar com os alfinetes, passe uma costura em toda a volta. Fui bem devagarzinho, tirando os alfinetes conforme ia costurando e ajeitando as bordas.

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
Depois repete o processo no outro lado. Não esqueça de deixar uma aberturinha no zíper senão fica difícil de abrir para desvirar depois (será que eu fiz isso também?? Sim ou com certeza?? kkk)
Após costurado os dois lados, aplique o viés em toda a volta, escondendo a sobra de tecido.


PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda
E aí, é só desvirar e pronto!

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda

Bem, sei que ficou enoooorme esse PAP, mas eu queria tentar mostrar os detalhes o melhor possível! Tomara que vocês consigam entender!!

PAP/Tutorial Porta-Pratos ou Frasqueira Redonda

E por favor, se alguém fizer, me mande as fotos de como ficou e me conte como foi!
Quero postar no "Eu também faço Delicinhas e Coisinhas" tá??

Quem não quiser arriscar, mas não puder mais viver sem um desses, rsrsrs, está à venda sob encomenda na minha lojinha no Elo7, só o porta-pratos AQUI, só o porta-talheres AQUI (em breve PAP dele também) ou o kit completo AQUI.

Beijão gente!
E ótima semana!
:)




16 comentários:

  1. Lindo, lindooooo!
    Combinação de tecidos perfeita, acabamento perfeito... parabéns!
    Tudo organizado para transporte... adorei!!
    O pap tá bem explicadinho, sim. Obrigada!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Também achei muito lindo e as cores perfeitas, o passo a passo ficou demais, brigadu, bjks e uma linda semana *Ü*

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris!
    Que frasqueira linda, o pap está perfeito!!
    Uma linda semana!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Que lindo e tanto capricho amei conhecer seu blog amei as comidinhas também. beijus

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Já tinha achado lindo demais!
    Agora, que super PAP.
    Tudo explicadinho sim!
    Parabéns por montar um PAP com tantos detalhes e dividir por aqui.
    Adorei, muito capricho!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris, ficou muito lindo, e além de tudo é muito útil também né?!
    Adorei tudo, o pap, a combinação dos tecidinhos e o seu capricho!
    Obrigada por compartilhar viu...
    Bjs e boa sexta...
    Cris...

    ResponderExcluir
  7. Lindo, lindo! Amo um PAP, e esse está muito bem explicado!
    Passei para agradecer a visita e retribuir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Cris! Ficaram lindos! Tudo perfeito.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Amei a ideia e o PAP, muito bem detalhado.
    ficou lindo.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  10. Você caprichou não só na frasqueira, mas no carinho em compartilhar!
    Que bom que passou o pap, ajuda muito, né?!
    Estou gostando muito da sua fase prendadíssim!=)
    Um bejim e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  11. Meu deus que coisa linda de se viver!
    que pap maravilhoso, vou fazer pra presentear agora no natal.Obrigada por dividir essa maravilha conosco!
    Acho que sua irmã amou, assim como eu.
    Beijão!
    Káren

    ResponderExcluir
  12. Criiisssssssss!!! Coisa mais linda.... Acho que consigo fazer, heim.. Obrigada pelo PAP... Volto aqui para te mostrar viu... um beijo

    ResponderExcluir
  13. ficou lindo... repinando pra guardar.... parabens, ficou tudo de lindo....

    ResponderExcluir
  14. Lindo trabalho! Pode ser compartilhado o seu PAP?

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita! Por favor deixe seu comentário!
Cris Miyke