Dica: Dessalgar Carne Seca e Desfiar - Super Rápido!!
![]() |
| Dessalgar e Desfiar Carne Seca Super Rápido |
DICA CULINÁRIA #4
Dessalgar e Desfiar Carne Seca - Super Rápido!
Gente do céu! Nunca tinha feito nada com carne seca porque só de pensar em ter de deixar de molho, desfiar, etc... já ficava desanimada!!
Mas eis que surge uma luz no fim do túnel!! Ou melhor, duas!
Primeiro, foi a dica para desfiar da minha querida Neusa (obrigadinha!!) e depois, pesquisando na net achei aqui ó: http://asbemcasadas.blogspot.com.br , a resposta para minha preguiça de dessalgar a carne!!
Parece muita loucura, mas afirmo: dá certo!
Então vamos lá:
Dessalgar Carne Seca
- picar a carne em cubos (deixei com uns 2cm de lado)
- colocar numa panela e cobrir bem com água
- adicionar 3 colheres (de sopa) de sal à água para cada quilo de carne (SIM, SAL!)
- levar ao fogo
- quando começar a borbulhar, vai começar a formar uma espuminha em cima da água, é hora de desligar
- dê uma leve agitada na carne e deixe mais um minuto (1 minuto mesmo) na água
- retire e passe em água corrente levemente
- se precisar pode repetir o processo, mas eu não fiz de novo, apenas cozinhei a carne na pressão com água cobrindo, por cerca de 12 minutos (1/2 quilo) e depois escorri. Achei que ficou no ponto. Fiz o molho com a carne e não adicionei mais sal. Ficou perfeito!!
* Link para adquirir carne seca pela Shopee (praticidade né?) -
https://s.shopee.com.br/5q8HibKlIP
Desfiar Carne Seca:
- depois do processo acima, retirei as partes mais gordurosas que sobraram na carne, e coloquei os cubos no liquidificador em 2 partes.
- apenas bater ligeiramente, que já sai desfiadinha (no meu liquidificador que é bem potente, acho que não bateu mais que 3 ou 4 segundos cada parte!)
* Dica de liquidificador potente e com ótimo valor
no Mercado Livre - https://meli.la/1ZuRcPs
na Shopee - https://s.shopee.com.br/4fwKKirwBY
O processo todo - dessalgar, cozinhar e desfiar - deve ter levado uns 30 minutos aproximadamente!
Beijocas, espero que gostem das dicas!!
O processo todo - dessalgar, cozinhar e desfiar - deve ter levado uns 30 minutos aproximadamente!
Beijocas, espero que gostem das dicas!!

amiga ue dessalgo da mesma forma que vc e fica perfeito né ...sem frescuras ..kkkkk amei sua postagem
ResponderExcluirbjão boa semana
Obrigada!!
ExcluirBjo
oie tava louco pra te essa receita pois tive uma empregada que fez uma feijoada e nao vi ela dessalgar a carne e pra supresa ficou ótima a feijoada ela falou que dessalgou colocando sal na panela dei risada e ficou por isso então o segredo é esse beleza muito obrigado pela dica
ExcluirÓtimas dicas Cris! Ainda não fiz carne seca também por achar que não conseguiria dessalgar.
ResponderExcluirAbraços, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br
Obrigada Fabiana!
ExcluirBjo
Amiga, sempre usei carne salgada e sempre segui os passos do dessalgue comum, assim é super rápido! Obrigada pela dica, o escondidinho ficou um espetáculo.
ResponderExcluirBeijos,
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br
Obrigada querida!!
ExcluirBjão
Muito boa sua dica...eu e a minha esposa acabamos de comer e ficou uma delicia, obrigado
ResponderExcluir;)
ExcluirAMEI MUITO BOA ESSA DICA
ExcluirOi, não sei se você vai ler mas saiba que faz todo sentido porque as moléculas do sal existente na carne (saturado) vai procurar as moléculas de sal da água (menos saturado). Muito interessante. beijos. ´Débora
ResponderExcluirClaro que leio Débora! Muito interessante mesmo! :)
Excluirnossa muito rapido e pratico, Realmente funciona, acabamos de fazer esta ficando ótimo, realmente tira todo sal e muito rápido.
ResponderExcluirParabéns e obrigado pela ajuda.
O que seria de nós sem a internet rs! Feliz Natal a todos, meu escondidinho agora esta ficando ótimo e pronto muito rápido!
Obrigada! Feliz 2013!
Excluirbom eu sempre tive vontade d comer carne seca ainda ñ fiz pelo trabalho q da mas agora com essa super dica vou tentar fz bjs
ResponderExcluirFaça sim! Vai gostar!
ExcluirBjos
esta receita serve para dessalgar costela e lombo de porco salgados?
ResponderExcluirEu não sei, nunca fiz, mas acredito que deve dar certo sim!
ExcluirSe testar, me conta como ficou!
Bjos
Sim! Dá para dessalgar qualquer carne!
ExcluirQue bom que nossa dica foi útil, amiga! E obrigada por nos linkar. Volte sempre ao nosso BEM CASADAS.
ResponderExcluirBjks e Deus te abençoe!
Eu que agradeço! Bjos!
ExcluirAdorei, mas meu liquidificador é tão potente que a carne seca quase ficou em pó!
ResponderExcluirÉ bom bater na velocidade minima! Vai variar de acordo com o liquidificador =)
Isso mesmo Mili, o meu também é bem forte, então são só alguns segundos!
ExcluirPode-se enrolar a carne seca em um pano e passar o rolo de macarrão que ela fica bem desfiada!!!
ExcluirQue legal essa dica Sidney, não conhecia! Obrigada!
ExcluirAmei as dicas!!!!!
ResponderExcluirQue super dica! Amei seu cantinho e já vou seguindo.
ResponderExcluirBj
Muito obrigada pela Dica! Hoje eu fiz pela primeira vez escondidinho de carne seca e quando chegou a hora de desfiar a carne eu me perguntei: Como fazer? Dei um google e encontrei esse blog que agora faz parte dos meu favoritos!
ResponderExcluirMuito grata,
ResponderExcluirfiz e deu super certo, muito, muito e muito obrigada.
Maria Inês.
O mesmo procedimento com o bacalhau dá super certo e não perde o sabor.
ResponderExcluirOi Cris! Adorei a dica e funciona mesmo!
ResponderExcluirObrigada!
Só cuidado pra quem tem pressão alta! Não pode fazer assim. Tem que deixar de molho na véspera e ir trocando a água. Mas não acho que dá trabalho!
ResponderExcluirO cuidado é so´para quem tem pressão alta? ....Só se for na panela de pressão, pois ela poderá explodir, eh!eh!.Se o processo descrito retira o sal (CLORETO DE SÓDIO), não vejo problema! AGORA, SE O SAL NÃO SAIR TOTALMENTE, após o processo descrito, deixe de molho da maneira tradicional e garanto que voce irá trocar a água bem menos vezes.SACOU?
ExcluirAdoro quando pessoas que entendem de Química e Física compartilham seus conhecimentos em receitas. Eu sempre fico me perguntando essas coisas pra entender pq um processo é mais eficiente que outros. Adorei!
ExcluirTem que ser na panela de pressão?
ResponderExcluirAcredito que sim Alice! Só fiz dessa forma!
ExcluirDica: cozinhar na panela de pressão, abrevia em 2/3 o tempo de cozimento que levaria no cozimento normal em uma panela comum, porque, sob pressão ,a temperatura de cozimento ultrapassará dos cem graus centígrados, que é o máximo que se consegue na fervura simples. Ou seja, o que se cozinha na pressão em 20 minutos, levará uma hora ( 3 x 20 = 60minutos ) ou mais no cozimento simples. Sacou?
ExcluirAí ó, conhecimentos de Química e Física!!! Adorei!!!
ExcluirFiz e amei, super prático e funcional. Um abraço!!!!
ResponderExcluirFiz e deu tudo certo!!! Muito prático!!!
ResponderExcluir;)
ExcluirBoa noite, o processo de colocar sal para retirar o da carne, isso técnico, como a companheira disse esta correto é química. Deve funcionar para todos procedimentos, e a temperatura da água não pode ser até cozinha, no máximo 85 graus por 10 minutos e deve ser o suficiente para ativar as moléculas.
ExcluirMas so cozinha na pressao depois de dessalgar!
ExcluirHavia ganho um generoso pedaço de carne seca na festa de aniversário de um amigo de um casal a algumas semanas atrás e estava sem saber o que fazer. Eu amo carne seca como bolinho de mandioca ou com abóbora madura mas nunca havia tentado prepará-la por falta de conhecimento do procedimento de dessalgar a carne. O seu site me salvou. Agora sabendo dessalgar a carne posso colocar em prática os meus dotes de culinária. Muito obrigada. Eliane-MG.
ResponderExcluirObrigada Elaine!
Excluirolá.....amei seu blog...já fiz a carne seca desse jeito várias vezes dá super certo....
ResponderExcluire quantos a outros salgados tb já fiz, da certo com certeza.
bjs
Que bom Nesia!
ExcluirO dessalgar eu ja sabia fazer mas o desfiar no liquidificador nunca tinha visto, mas fiz e adorei foi super rapido e ficou bem desfiadinha, adoreeeii!!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirA partir de hoje farei mais receitas com carne seca q eu adoro mais acho um pesadelo dessalgar e desfiar! obrigada beijos
ResponderExcluirObrigada! Bjo!
Excluirmuito bom!!!!!!!!!!
ResponderExcluirObrigada Arnaldo!
Excluirmuito bom !!!!!!!!
ResponderExcluirObrigada!
Excluirmuito bom agradeço a dica !!!!
ResponderExcluirPor nada!
ExcluirObrigada Isa!
ResponderExcluirAMEEEEEEEEEEIIII! ficou uma delicia! obrigada pelo tutorial!
ResponderExcluirótima dica, deu certinho parabéns...
ResponderExcluirAaaaamei!!! Fiquei enlouquecida com a perspectiva de superar tão trogloditas técnicas. E deu certíssimo!!
ResponderExcluirNeste momento estou preparando um post sobre o tema para publicar amanhã no meu blog www.receitasaprovadas.com.br
Obrigada!!!
Que bom que gostou Diana!
ExcluirNa panela de pressão conta 12 minutos quando pega pressão ou antes?
ResponderExcluirDepois que pega pressão.
ExcluirA melhor forma de desfiar é na batedeira, fica no tamanho perfeito!
ResponderExcluirAdorei sua dica! Era como você,ñ usava carne seca nas receitas por ñ saber usá-la. Inclusive já testei hoje no jantar e arrasei! Obrigada! Josi
ResponderExcluirVou tentar se der certo vou publicar ...
ResponderExcluirEstou anciosa
Já passei para meu caderninho!!! :D
ResponderExcluirFiz ontem e ficou uma delícia! Adorei!
ResponderExcluirEstou encantada, a carne ficou no ponto de sal, e a dica que alguem deu num dos comentários de desfiar a carne passando o rolo de amassar massa por cima, é genial, obrigada pelas dicas
ResponderExcluirFuncionou!!! Obrigado!!! Já tinha errado outra vez. Da prox vou tentar a dica do rolo de massa pra desfiar!
ResponderExcluirOlha, eu sou vegetariana ha 14 anos, nunca aprendi a fazer carne nenhuma. Mas hoje meu marido estava com vontade de carne seca.
ResponderExcluirLiguei pra minha sogra que mandou colocar de molho, pra fazer só no jantar de amanha... Não satisfeita, fui atras de um modo mais rapido e cai aqui.
Eu achei super pratico, e adorei não ter que ter contato com a carne pra ficar desfiando, e meu marido amou o escondidinho!
<3
Já virei fá do blog!
Beijos
Acabei de fazer e deu super certo!
ResponderExcluirMinha preocupação era como desfiar! Rs Mas, a dica pra tirar o sal, realmente, me surpreendeu! Agora entendi porquê a irmã da minha amiga tira sal do bacalhau com sal! Kkkkk
Estou muito contente. Obrigada pela dica!
virei fã do blog! Rsrs
Ta, confesso que duvidei! Gente, que coisa mais maluca! Sal para dessalgar? E não é que dá certo? Amei a dica! Super pratica!
ResponderExcluirObrigada!
Beijo
Estela
Prático desfiar a carne.
ResponderExcluirObrigada, fica com Deus
Impressionante!
ResponderExcluirConfesso que duvidei no começo, mas deu certo mesmo!
Excelente!!!
Adorei!chega de escaldar varias vezes,cabei de fazer e estar perfeito,
ResponderExcluirPara desfiar qualquer carne, cozinha bem na pressão e retire toda a água. Feche a panela e chacoalhe bem, quanto mais chacoalhar mais desfiada fica. Serve para frango também
ResponderExcluirCurti essa dica! Faz sentido! Vou tentar!
ExcluirOlá!!! Dessaguei a carne seca três vezes no microondas!! Ficou ótima!! E depois desfiei no liquidificador conforme sua dica!!! Ficou muito bom!!! Fiz escondidinho de carne seca com purê de abóbora!!! Obrigada pelas dicas!!! :)
ResponderExcluirGenteeee! Boa noite...
ResponderExcluirDá certo mesmo! Muito obrigada pela dica!
Silvia Almeida 20 de outubro. Acabei de fazer o processo de dessalgar a carne seca e ficou show. Vou indicar para toda minha familia
ResponderExcluirGente estou fazendo desse jeito.
ResponderExcluirCom medo mas confiante no resultado. Daqui a pouco eu digo se deu certo.
Vou tentar se ser certo eu aviso se não ser aviso TB rsrsrs
ResponderExcluirGente, eu sempre faço assim com a carne seca e com o bacalhau, dá super certo. Amo cozinhar, mas tenho pouco tempo, então, viva a praticidade!!! 🙌🏼
ResponderExcluir