Bolo de Ricota Simples com Mirtilos em Calda

Bolo de Ricota Simples com Mirtilos em Calda

Boa noite gente lindaaaa!
Eu demoro mas apareço!
E hoje trago uma gostosura simplérrima de fazer, e que ficou bem linda não acham?

Bolo de Ricota Simples com Mirtilos em Calda


Eu queria fazer um bolo simples de ricota, e fiz... Mas agora à noite, depois de jantar, me lembrei dos mirtilos em calda que tinha comprado fim de semana e estava doida pra provar, e resolvi juntar as duas coisas! Ficou MARA!

Bom, o bolo é fácil demais, na verdade, a receita que eu achei levava leite condensado e creme de leite (esta aqui:  http://diarioemflocos.blogspot.com.br/2011/02/bolo-de-ricota.html), 
comecei a fazer, coloquei a ricota no liquidificador, os ovos, e quando fui pegar o leite condensado.... cadê?? Não tinha! Tinha certeza que ainda tinha uma caixinha, mas enfim... o jeito foi improvisar! Coloquei uma xícara de leite e 1 xícara de açúcar, e aí acabei não colocando o creme de leite, porque mesmo tendo já colocado uma colher a mais de farinha do que na receita original, achei que já estava mole o suficiente. E aí adicionei um pouco de fermento, que também não ia na receita... E o resultado foi surpreendente! Levei no trabalho e todo mundo adorou!

A receita ficou assim:
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 4 ovos 
  • 300g de ricota
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Bate tudo no liquidificador, deixando o fermento por último. Coloque em forma (untada e enfarinhada, ou no meu caso, usei de silicone) e leve assar em forno médio preaquecido por cerca de 30-35 minutos. Ele cresce bastante e depois murcha, pelo que andei vendo é normal acontecer isso com bolo de ricota.
Fica extremamente úmido e o sabor perfeito!
Da mesma forma que usei os mirtilos, acredito que fique ótimo com qualquer outra fruta em calda ou mesmo geléias e goiabada derretida...

Fica linda até para a ceia, não acham?

Aqui a foto do bolo simples, sem a calda: 

Bolo de Ricota Simples

Beijos e até!
:)