PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável

PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável 








PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável 


PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável 

Essa capa é legal porque serve para livros mais finos ou mais grossos, porque dá para regular com o velcro atrás! Acabei desenvolvendo o modelo porque não achei nada parecido quando procurei um para fazer!

É até simples de fazer, vou tentar explicar o melhor possível, mas se ficarem com alguma dúvida é só perguntar!

(clique nas fotos para ampliar)

Materiais necessários:

- tecido (externo) 56 cm x 28cm
- feltro (forro) 56 cm x 28 cm
- velcro ( 2 pedaços - 15 cm x 1 cm e  3 cm x 1 cm)
- tecido (alça) 30 cm x 10 cm
- entretela fina (alça) 30 cm x 10 cm
- 1 botão

Cortar os tecidos nas medidas indicadas.
Costurar o velcro no feltro, deixando 1 cm aprox da borda como na imagem 2, coloque o menor na ponta, dê um espaço de uns 4 cm e costure o maior em seguida, na parte superior e inferior de um dos lados do feltro, como na 3ª imagem. Vai ser a aba de fundo da capa, onde será feita a regulagem.







PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável
Coloque tecido e forro, direito com direito, alfinete e passe uma costura em toda a volta, deixando uma abertura de aprox. 10 cm na lateral onde estão fixados os velcros

























PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável

Corte as 4 pontas em diagonal próximo a costura, sem 
cortá-la.
Desvire a capa e passe à ferro, assentando bem as costuras.
Passe a borda que sobrou na abertura para que fique para dentro como na imagem 3. Pode ser fechada com pontos invisíveis à mão ou costurada junto com o restante na máquina (costurei na máquina).















PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável


Na parte da frente da capa, faça a dobra da aba onde irá encaixar a capa do livro, com aprox. 6 cm de dobra. Prenda com alfinetes e depois passe uma costura reta em volta de toda a capa, bem na beiradinha.
Veja os detalhes nas imagens 2, 3 e 4 desta foto.
Se preferir pode costurar a aba com pontos invisíveis antes também.


















PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável


Para fazer a alça, aplique a entretela com o ferro no tecido, dobre-o ao meio com o direito do tecido para dentro, alfinete e passe uma costura em volta, deixando um dos lados pequenos sem costurar. Corte o canto em diagonal e desvire. Rebata as costuras com o ferro de passar para assentar bem e faça a casinha de botão de acordo com o tamanho do botão escolhido (é melhor um botão não muito pequeno).






PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável










Para colocar a alça, dobre o canto que está aberto para que fique por baixo, ou enfie as beiradinhas para dentro e faça uma costura para fechá-lo. Posicione no meio da altura na parte da frente da capa e alfinete. Cuidado para não prender e costurar junto a parte da aba que foi virada para dentro.
Leve à máquina e costure bem reforçado (faço as beiradas e um X no meio). 
Veja na última imagem como fica por dentro.












PAP/Tutorial - Capa de Livro Ajustável

Por último, posicione e pregue o botão. Centralize a altura e deixe à aprox. 18 cm da lateral da capa.
Costure o botão (preguei à mão mesmo), na segunda imagem dá pra ver como ficou por dentro.
Coloque o livro, encaixe primeiro a aba da frente, e depois regule a de trás para que se ajuste ao tamanho do livro e feche prendendo o velcro.
E pronto.
Na última imagem a capa vista por trás, fechadinha. 







Espero que gostem!!
Já sabem né? Quem fizer me manda a foto pra mim postar no "Eu também faço Delicinhas e Coisinhas!".

Beijos e ótima semana!
:)


9 comentários:

  1. Lindo!! Eu não sei costurar, mas achei muito bom o PAP. Parabéns pelo lindo trabalho!!!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  2. está lindo e o pap esta mto bem explicado

    ResponderExcluir
  3. Amei! Já adicionei à minha lista de Natal!
    Obrigada por compartilhar!
    meninadacasarosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei Cris. Amo esse tecidinho.
    Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Adorei essa ideia!
    O PAP está ótimo e achei fácil!
    Será que encaro? rs

    Quis fazer a TAG com materiais bem simples mesmo, porque os materiais para scrap são caras e só quem usa muito compra!
    Obrigada e ótima semana!
    Ah, tecido fofo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Obrigada!!! :)
    Nem me fale no placar, está perdido rs
    bjs
    Ótima noite!

    ResponderExcluir
  7. Lindo, adorei o pap, muito bem explicadinho viu!
    Bjs e boa semana...
    Cris...

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita! Por favor deixe seu comentário!
Cris Miyke