Dica: Dessalgar Carne Seca e Desfiar - Super Rápido!!

Dessalgar e Desfiar Carne Seca Super Rápido


DICA CULINÁRIA #4


Dessalgar e Desfiar Carne Seca - Super Rápido!


Gente do céu! Nunca tinha feito nada com carne seca porque só de pensar em ter de deixar de molho, desfiar, etc... já ficava desanimada!!
Mas eis que surge uma luz no fim do túnel!! Ou melhor, duas!

Primeiro, foi a dica para desfiar da minha querida Neusa (obrigadinha!!) e depois, pesquisando na net achei aqui ó: http://asbemcasadas.blogspot.com.br , a resposta para minha preguiça de dessalgar a carne!!
Parece muita loucura, mas afirmo: dá certo!


Então vamos lá:


Dessalgar Carne Seca


- picar a carne em cubos (deixei com uns 2cm de lado)
- colocar numa panela e cobrir bem com água
- adicionar 3 colheres (de sopa) de sal à água para cada quilo de carne (SIM, SAL!)
- levar ao fogo
- quando começar a borbulhar, vai começar a formar uma espuminha em cima da água, é hora de desligar
- dê uma leve agitada na carne e deixe mais um minuto (1 minuto mesmo) na água
- retire e passe em água corrente levemente
- se precisar pode repetir o processo, mas eu não fiz de novo, apenas cozinhei a carne na pressão com água cobrindo, por cerca de 12 minutos (1/2 quilo) e depois escorri. Achei que ficou no ponto. Fiz o molho com a carne e não adicionei mais sal. Ficou perfeito!!


Desfiar Carne Seca:


- depois do processo acima, retirei as partes mais gordurosas que sobraram na carne, e coloquei os cubos no liquidificador em 2 partes. 
- apenas bater ligeiramente, que já sai desfiadinha (no meu liquidificador que é bem potente, acho que não bateu mais que 3 ou 4 segundos cada parte!)


O processo todo - dessalgar, cozinhar e desfiar - deve ter levado uns 30 minutos aproximadamente!


Beijocas, espero que gostem das dicas!!

57 comentários:

  1. amiga ue dessalgo da mesma forma que vc e fica perfeito né ...sem frescuras ..kkkkk amei sua postagem
    bjão boa semana

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas Cris! Ainda não fiz carne seca também por achar que não conseguiria dessalgar.

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amiga, sempre usei carne salgada e sempre segui os passos do dessalgue comum, assim é super rápido! Obrigada pela dica, o escondidinho ficou um espetáculo.

    Beijos,
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua dica...eu e a minha esposa acabamos de comer e ficou uma delicia, obrigado

    ResponderExcluir
  5. Oi, não sei se você vai ler mas saiba que faz todo sentido porque as moléculas do sal existente na carne (saturado) vai procurar as moléculas de sal da água (menos saturado). Muito interessante. beijos. ´Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que leio Débora! Muito interessante mesmo! :)

      Excluir
  6. nossa muito rapido e pratico, Realmente funciona, acabamos de fazer esta ficando ótimo, realmente tira todo sal e muito rápido.
    Parabéns e obrigado pela ajuda.
    O que seria de nós sem a internet rs! Feliz Natal a todos, meu escondidinho agora esta ficando ótimo e pronto muito rápido!

    ResponderExcluir
  7. bom eu sempre tive vontade d comer carne seca ainda ñ fiz pelo trabalho q da mas agora com essa super dica vou tentar fz bjs

    ResponderExcluir
  8. esta receita serve para dessalgar costela e lombo de porco salgados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei, nunca fiz, mas acredito que deve dar certo sim!
      Se testar, me conta como ficou!
      Bjos

      Excluir
    2. Sim! Dá para dessalgar qualquer carne!

      Excluir
  9. Que bom que nossa dica foi útil, amiga! E obrigada por nos linkar. Volte sempre ao nosso BEM CASADAS.
    Bjks e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Adorei, mas meu liquidificador é tão potente que a carne seca quase ficou em pó!
    É bom bater na velocidade minima! Vai variar de acordo com o liquidificador =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mili, o meu também é bem forte, então são só alguns segundos!

      Excluir
    2. Pode-se enrolar a carne seca em um pano e passar o rolo de macarrão que ela fica bem desfiada!!!

      Excluir
    3. Que legal essa dica Sidney, não conhecia! Obrigada!

      Excluir
  11. Que super dica! Amei seu cantinho e já vou seguindo.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pela Dica! Hoje eu fiz pela primeira vez escondidinho de carne seca e quando chegou a hora de desfiar a carne eu me perguntei: Como fazer? Dei um google e encontrei esse blog que agora faz parte dos meu favoritos!

    ResponderExcluir
  13. Muito grata,
    fiz e deu super certo, muito, muito e muito obrigada.
    Maria Inês.

    ResponderExcluir
  14. O mesmo procedimento com o bacalhau dá super certo e não perde o sabor.

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris! Adorei a dica e funciona mesmo!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Só cuidado pra quem tem pressão alta! Não pode fazer assim. Tem que deixar de molho na véspera e ir trocando a água. Mas não acho que dá trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cuidado é so´para quem tem pressão alta? ....Só se for na panela de pressão, pois ela poderá explodir, eh!eh!.Se o processo descrito retira o sal (CLORETO DE SÓDIO), não vejo problema! AGORA, SE O SAL NÃO SAIR TOTALMENTE, após o processo descrito, deixe de molho da maneira tradicional e garanto que voce irá trocar a água bem menos vezes.SACOU?

      Excluir
  17. Tem que ser na panela de pressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim Alice! Só fiz dessa forma!

      Excluir
    2. Dica: cozinhar na panela de pressão, abrevia em 2/3 o tempo de cozimento que levaria no cozimento normal em uma panela comum, porque, sob pressão ,a temperatura de cozimento ultrapassará dos cem graus centígrados, que é o máximo que se consegue na fervura simples. Ou seja, o que se cozinha na pressão em 20 minutos, levará uma hora ( 3 x 20 = 60minutos ) ou mais no cozimento simples. Sacou?

      Excluir
  18. Fiz e amei, super prático e funcional. Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  19. Fiz e deu tudo certo!!! Muito prático!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o processo de colocar sal para retirar o da carne, isso técnico, como a companheira disse esta correto é química. Deve funcionar para todos procedimentos, e a temperatura da água não pode ser até cozinha, no máximo 85 graus por 10 minutos e deve ser o suficiente para ativar as moléculas.

      Excluir
  20. Havia ganho um generoso pedaço de carne seca na festa de aniversário de um amigo de um casal a algumas semanas atrás e estava sem saber o que fazer. Eu amo carne seca como bolinho de mandioca ou com abóbora madura mas nunca havia tentado prepará-la por falta de conhecimento do procedimento de dessalgar a carne. O seu site me salvou. Agora sabendo dessalgar a carne posso colocar em prática os meus dotes de culinária. Muito obrigada. Eliane-MG.

    ResponderExcluir
  21. olá.....amei seu blog...já fiz a carne seca desse jeito várias vezes dá super certo....
    e quantos a outros salgados tb já fiz, da certo com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. O dessalgar eu ja sabia fazer mas o desfiar no liquidificador nunca tinha visto, mas fiz e adorei foi super rapido e ficou bem desfiadinha, adoreeeii!!

    ResponderExcluir
  23. A partir de hoje farei mais receitas com carne seca q eu adoro mais acho um pesadelo dessalgar e desfiar! obrigada beijos

    ResponderExcluir
  24. Adorei a dica!!!! Parabéns seu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  25. AMEEEEEEEEEEIIII! ficou uma delicia! obrigada pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  26. ótima dica, deu certinho parabéns...

    ResponderExcluir
  27. Aaaaamei!!! Fiquei enlouquecida com a perspectiva de superar tão trogloditas técnicas. E deu certíssimo!!
    Neste momento estou preparando um post sobre o tema para publicar amanhã no meu blog www.receitasaprovadas.com.br
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita! Por favor deixe seu comentário!
Cris Miyke